ROLAMENTO ENDURO ABEC3 6802 LLB ACO (15x24x5)
ROLAMENTO ENDURO ABEC3 6802 LLB AÇO (15x24x5)
Especificação:
Diâmetro interno: 15mm
Diâmetro externo: 24mm
Largura: 5mm
Capacidade Estática: 281 lbs
Peso: 6,7 g
A marca Enduro Bearings, fabricante de rolamentos para diversos segmentos, inclusive bicicletas, é um dos nomes mais fortes e tradicionais dessa indústria. Seus rolamentos são desenhados especificamente para atender às demandas do ciclismo e podem ser encontrados nos mais diversos componentes, como roda, movimento central, pivô da suspensão, caixa de direção, balança traseira, etc. Cada rolamento foi projetado para oferecer performance superior e valorizar cada aplicação, garantindo a eficiência e longevidade da peça.
ABEC Rating:
ABEC é o padrão de tolerância dos rolamentos. Vários testes são efetuados para se determinar esse número, por exemplo, o teste de tolerância circular das pistas de rolamento interna e externa, o ajuste do ângulo da canaleta, a profundidade do sulco da esfera, o acabamento da superfície das pistas, a precisão na rotação radial e axial, a quantidade e o tipo de graxa aplicada, bem como o desenho e a estrutura das vedações usadas.
Há 5 classes ABEC, partindo dos que possuem menor tolerância para maior:
ABEC 1 = normalmente utilizada pela indústria que possui o menor custo e menor tolerância e precisão
ABEC 3 = classe 6 - padrão mínimo utilizado pela Enduro Bearings
ABEC 5 = classe 5 - Também produzido pela Enduro Bearings
ABEC 7 = classe 4
ABEC 9 = classe 2
Grau da Esfera:
As circunferências dos rolamentos são produzidas em função de um grau específico, que define sua tolerância geométrica (ou seja, o quão redonda essa esfera é). Quanto menor o número, maior a precisão. Uma esfera com grau 20, por exemplo, representa, na escala de circunferência, que ela é 20/1,000,000" (essa relação representa o ponto de contato entre a esfera e a pista). Enduro utiliza grau 10 para o ABEC 3, o que representa grande excelência.
Graxa:
O uso da graxa depende do tipo de rolamento. Aplicação é sempre dos dois lados, garantindo a lubrificação máxima. Assim, nos rolamentos para roda que contêm pouca fricção e mantêm a temperatura estável da graxa, é utilizada uma graxa diferente daquela aplicada nos rolamentos do pivô do quadro, que demanda um produto mais espesso e à prova d’água.
Tipos de Vedação: As vedações da Enduro são projetadas para atingirem o máximo em rendimento, resistência e durabilidade. São sempre 2RS, ou seja, há 2 vedações de borracha em cada rolamento (2 Rubber Seals), independentemente de sua estrutura.
- Vedação LLB: O tipo de vedação mais usado pela Enduro. São duas vedações de borracha, uma em cada lado do rolamento. Mas toma-se um passo além da vedação 2RS, desenvolvendo uma cavidade na pista interna na qual a vedação gira com maior eficiência e menor resistência à rolagem. O atrito suave proporciona maior giro, por isso é o tipo de vedação ideal para cubos. O lábio exterior mantém água e outros contaminantes para fora, e o lábio interior retém a graxa, gerando funcionamento mais suave e manutenções mais espaçadas.
- Vedação LLU: Há duas vedações de borracha, uma de cada lado. Há contato completo da vedação com atrito médio/alto, e as vedações seguem emparelhadas dentro do rolamento formando um modelo labirinto, que possui maior pressão. Indicadas para pivôs e caixas de direção. Por conta do aumento da pressão, o modelo LLU retém até 90% da graxa, afastando umidade e lubrificando continuamente as esferas e pistas. É o rolamento Enduro ideal para manter água e contaminantes afastados do rolamento.
- Vedação VV: Projetada para obter o giro mais rápido possível, a configuração com dois lábios não possui nenhum tipo de contato. A quantidade de graxa aplicada é grande e ela migra para a parte inferior da cavidade, formando uma barreira que impede a entrada de sujeira e outros contaminantes, e permite a melhor rolagem com a menor resistência de todos os rolamentos da marca.
- Vedação SRS: possui um anel elástico por cima do selo e face angulada em 90º, que pode ser removido com um instrumento pontiagudo, facilitando a manutenção e assegurando uma remoção sem danos, mesmo quando estiver sendo efetuada a lubrificação. Sua rolagem e velocidade são baixas, mas possuem efetiva barreira de proteção contra sujeira e água.
Clearance:
Folga interna do rolamento (direção radial ou axial). Os rolamentos são fabricados com uma folga interna entre esfera e pista. Esse espaço interno mínimo é necessário para permitir a expansão térmica do rolamento e leves desalinhamentos entre o anel interno e externo. Para rolamentos de esfera, o padrão é o C-3. Há outras classificações (C2, normal, C4, C5) que dependem da aplicação do rolamento, e a escolha certa desse padrão é fundamental para sua vida útil.